Todos os posts

Blog 5 min leitura

Comércio chinês em parceria com o BRICS aumenta lucratividade com a Certificação OEA

Comércio chinês em parceria com o BRICS aumenta lucratividade com a Certificação OEA
Escrito por
Grupo Oporto Forte
Publicado em 21 Jul 2022

O comércio no leste da China maximizou os seus processos logísticos após o status de Operador Econômico Autorizado. A agilidade nos processos aduaneiros ganhou força com a produção de ração para pets, quando uma carga foi lançada na oficina de exportação de uma empresa na Província de Shandong, leste da China.

Pesando 36,8 toneladas, contém alimentos como tiras de peito de frango e biscoitos de frango. Após passar pelo desembaraço aduaneiro, as mercadorias serão enviadas para o Brasil. "Nossos produtos são mercadorias de importação entre as mais rigorosamente controladas porque as matérias-primas são de origem animal. No passado, a remessa podia esperar no porto por um mês ou dois, aumentando o custo dos destinatários", disse Jiang Yishan, vice-presidente executivo da Yantai China Pet Foods Co., Ltd.

Desde que foi reconhecido o acordo mútuo do status de Operador Econômico Autorizado entre Brasil e China, em janeiro de 2022, o tempo no desembaraço aduaneiro teve uma diminuição considerável, assim como os custos na exportação dessas cargas para o Brasil.

Segundo Jiang, após a aprovação do status, a empresa exportou 63,8 toneladas de alimentos de pet para o Brasil este ano, o que superou o valor total de suas exportações para o Brasil no ano passado, apesar da influência da pandemia da Covid-19.

Quando se trata do crescimento do comércio na China, este não é um exemplo isolado, há outro caso de um produtor chinês de pneus que já atua no mercado brasileiro há mais de uma década e é popular entre distribuidores e clientes locais.

Segundo Prinx Chengshan (Shandong) Tire Co., Ltd., ser um Operador Econômico Autorizado impulsionou as exportações dos seus produtos na sua empresa, as vendas triplicaram de um ano para outro e já representam um crescimento positivo que só tende a crescer ao longo dos próximos anos com a Certificação OEA.

O comércio de Shandong com os países do BRICS é complementar. De acordo com a Alfândega de Qingdao, Shandong importa principalmente recursos e mercadorias a granel dos países do bloco e exporta produtos mecânicos, eletrônicos e químicos para esses países.

Dados estatísticos comprovam que os cinco primeiros meses de 2022 foram positivos, o comércio de Shandong com os membros do BRICS atingiu 152,47 bilhões de yuans, um aumento anual de 5,2%, com exportações num valor estimado em 59,06 bilhões de yuans, um aumento de 36,3% em relação a exportação realizada em 2021.

O Grupo Oporto Forte realiza a Consultoria e Auditoria da Certificação OEA com ótimos resultados em suas empresas certificadas junto a Receita Federal do Brasil. O nosso time de experts está preparado para diminuir os custos logísticos e aumentar a lucratividade nos processos de importação e exportação da sua empresa.