Pesquise por cursos ou artigos:
Saiba como otimizar os seus processos comunicacionais como e-Moderadores.
INTRODUÇÃO
Estamos todos a viver um momento desafiante que requer a aquisição ou o reforço de competências, que agilizem processos comunicacionais em ambientes online.
No curso Comunicar Online os participantes vão adquirir competências para que possam otimizar os seus processos comunicacionais como e-Moderadores.
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
Dotar os e-formandos de competências-chave que lhes permitam:
Adquirir uma nova perceção sobre a tipologia de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores fundamentais, para aumentar a capacidade de comunicar online.
Identificar os fatores pessoais que promovem uma comunicação online de sucesso.
Compreender a importância da Netiqueta como instrumento de promoção, persuasão e desenvolvimento de capacidades relacionais online.
PÚBLICO
Profissionais que utilizam o digital como forma privilegiada de comunicação e que pretendem melhorar a sua performance.
CRONOGRAMA
Cadastre-se para lista de espera.
DURAÇÃO: 8H
*O curso estará sujeito à confirmação do quórum mínimo. Poderá ser prorrogado ou cancelado por falta de quórum com até 48h antes da data prevista.
PROGRAMA
Módulo 1 | Apresentação
Apresentação dos e-Formandos e do e-Formador
Jogo pedagógico: quebra-gelo de imersão na plataforma de e-Learning
Apresentação dos objetivos do curso
Apresentação da metodologia do curso
Módulo 2 | Comunicação Online
Perfil (VCP) e Competências (CCA) do e-Moderador
Imagem Pessoal como ferramenta poderosa de comunicação
Comunicação e Relacionamento online
Adaptar estilos de comunicação online
Gerir situações de tensão
Módulo 3 | Fatores Críticos de Sucesso na comunicação online
Motivação
Socialização online
Partilha de informação
Construção de conhecimento
Comunicação colaborativa e construtiva
Módulo 4 | Netiqueta
Etiqueta no uso da rede (digital)
Recomendações para uma comunicação ativa online
MODALIDADE FORMATIVA E METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO
No nosso modelo, o e-formando tem um papel mais participativo no processo de aprendizagem, e é agente ativo no desenvolvimento de novo conhecimento através da sua capacidade de reflexão e da interação com os outros (Social Learning).
Nesta orientação, incorporamos também o método “sala de aula invertida” (Flipped Learning), em que substituímos o método expositivo tradicional por conteúdos on-line prévios, para que o e-formando chegue às sessões síncronas com um maior conhecimento, ficando assim apto para uma discussão com maior profundidade e consequentemente mais prolífica.
Nesta ação de formação à distância, haverá recurso a metodologias expositivas, reflexivas e interativas, num modelo híbrido de formatos síncronos e assíncronos.
METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS A UTILIZAR
Sessões Síncronas: Deep Learning, Fóruns online, trabalhos individuais, estudos de caso, autodescoberta.
Sessões Assíncronas: Flipped Learning (vídeo, texto).
RECURSOS A UTILIZAR
Computador com acesso à Internet.
Plataforma de E-Learning com funcionalidades avançadas e intuitiva.
Inclui Web Conferencing system, com funcionalidades como aula virtual, vídeo, apresentações, partilha de ecrã e Quadro Branco Interativo.
SISTEMA DE TUTORIA E COMUNICAÇÃO
O Suporte virtual será dado através da utilização do Chat e dos fóruns online.
O e-formador bem com o coordenador do curso encontram-se disponíveis para responderem a quaisquer esclarecimentos que possam surgir ao longo da ação de formação, num prazo limite de resposta de 24h no caso do e-formador e de 48h no caso do coordenador do curso.
ANA MELO - Formadora
Formadora e E-Formadora certificada.
Consultora na área Comportamental.
Mais de 15 anos de experiência, na implementação de Programas de Formação à medida para empresas públicas e privadas, no âmbito do desenvolvimento dos seus Recursos Humanos, e de Programas de Mentoring para treino individual de competências pessoais e profissionais.
Docente no ISEC [Instituto Superior de Educação e Ciências] Lisboa.
Especialista e investigadora nas áreas de Formação de Formadores e Comportamento Humano.
Licenciada em Psicologia, pela ULHT, com especialização na área do Desporto e das Atividades Físicas, e pós-graduada em Apoio Psicológico e Psicoterapia.
Veja o que nossos alunos e clientes falam de nós