Minha Matricula
Você adicionou , o que deseja fazer agora?
Voltar! Fechar Compra!

Oporto Forte - Grupo

Você sabe o que são Métodos Ágeis?

Você sabe o que são Métodos Ágeis?

Essa é uma pergunta muito comum principalmente, por pessoas que acabaram de descobrir algum método ágil como o Scrum, XP ou Kanban.

Os métodos ágeis surgiram na indústria de Tecnologia da Informação para a solução de problemas comuns a toda organização que precisa gerenciar projetos. Eles são uma opção diferenciada na gestão convencional de projetos. Todo projeto necessita ter um início e um fim bem definidos, mas sua execução pode se estender por longos períodos e pode até levar anos. Então, era imprescindível desenvolver métodos inteligentes e eficientes com iterações curtas, mas que gerassem impactos positivos em sua finalização. Daí, inicia-se a implementação dos métodos ágeis. Eles favorecem um processo de gestão de projetos que estimula a inspeção e os ajustes frequentes. Focam em criar uma cultura saudável de entrega contínua de valor, ao mesmo tempo que permite ao time de desenvolvimento melhorar a si mesmo no processo.

Resumindo, os Métodos Ágeis são um conjunto de práticas eficazes que se destinam a permitir a entrega rápida e de alta qualidade do produto, tendo uma abordagem de negócios que alinha o desenvolvimento do projeto com as necessidades do cliente e os objetivos da empresa.

O Método Ágil estimula:

  • Atividades em equipe;
  • Comunicação recorrente;
  • Auto-organização;
  • Atenção focada no cliente;
  • Entrega de valor.

Aqui estão os principais métodos ágeis:


Scrum – É o método ágil mais usado atualmente porque pode ser integrado a outros métodos ágeis com facilidade, aplicando-se não só ao desenvolvimento de softwares, mas também a qualquer ambiente de trabalho.
Kanban – É um método para gestão do trabalho e vem se destacando por ser completamente adaptável a qualquer empreendimento, independentemente da cultura dos usuários.
XP - Extreme Programming - É uma metodologia ágil baseada em comportamentos e atitudes que tem como valores principais comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito. É uma excelente abordagem para equipes pequenas e que tem constantes mudanças de escopo.


Posso aplicar os métodos ágeis ao mapeamento de processos?
Sim.

Existem várias Vantagens do uso de métodos ágeis para gestão de processos, principalmente porque há uma crescente demanda por processos mais adaptativos e evolutivos. E por esse motivo, os métodos ágeis oferecem as ferramentas ideais.

Confira os principais benefícios:

  • Maior satisfação do cliente
  • As equipes podem gerenciar as prioridades de mudança de forma mais eficaz.
  • As equipes podem fazer correções rápidas com base no feedback das  partes interessadas.
  • Melhor qualidade do produto
  • Maior colaboração e propriedade


Agora que você já sabe o que são métodos ágeis e que podem ser aplicadas em seu trabalho, que tal deixar seu dia a dia mais ágil e começar a utilizar para ver seu impacto na prática?
Clique aqui e saiba como se preparar para apresentar resultados mais expressivos.
 
 
 

 

 

Fontes: Sites Cultura ágil/Método ágil/ computer world

Enviando Comentário Fechar :/
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
1
Desenvolvido por: Fokus - Mídias Digitais
Voltar ao topo