Vamos conversar sobre como podemos te ajudar

Preencha o formulário e entraremos em contato o mais breve possível
Aguarde, enviando contato!
Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de cursos.

Você sabe o que é Lean six Sigma e DMAIC?

Você sabe o que é Lean six Sigma e DMAIC?

 

Seis Sigma é uma metodologia de negócios projetada para ajudar as operações a minimizar erros e cortar custos.

Seis Sigma também vem com uma técnica de melhoria de processo muito eficaz, a metodologia DMAIC. De acordo com “Melhoria de Processos Usando o Seis Sigma: Um Guia DMAIC”, embora o Seis Sigma tenha um amplo conjunto de ferramentas associadas a ele, o processo Seis Sigma tem uma estrutura comprovada que fornece resultados. Uma das aplicações mais comuns do Seis Sigma é a melhoria do processo.

Mas o que é DMAIC?

DMAIC é uma sigla em inglês que significa define, measure, analyze, improve e control ( ou em português: definir, medir, analisar, melhorar e controlar) e representa um método de melhoria de processos composto por um roteiro que ajuda empresas a resolverem problemas. Cada um desses passos você deve executar na ordem D-M-A-I-C e, se ao final do ciclo o resultado esperado não for alcançado, o ciclo deve ser reiniciado. Esse processo deve ser repetido até que a melhoria desejada seja atingida.

O DMAIC é peça chave para colocar em prática projetos de Lean Seis Sigma, onde ele ajudará a sua equipe a escolher o caminho certo, com uma melhor visão dos dados e o que fazer em seguida. O principal diferencial do método DMAIC é que ele foca mais na fase do planejamento da melhoria para reduzir as chances de erro e o tempo necessário para a implementação.

Como funciona o DMAIC?

1º PASSO: DEFINE - Você e sua equipe precisam definir qual é o problema que você visa resolver e tudo que é esperado do projeto.

2º PASSO: MEDIR -  Fase de medir e observar como estão os processos e problemas atualmente. Aqui você irá coletar dados e informações para analisar e avaliar o cenário atual, preferencialmente de forma quantitativa e estatística, para assim estabelecer baselines para as melhorias pretendidas e, ao final do ciclo, você conseguir comparar o cenário atual com o resultado obtido e assim verificar se as melhorias implantadas foram satisfatórias. Você pode fazer uso das ferramentas como o Diagrama de Ishikawa, Pareto, Matriz GUT ou Causa e Efeito, Mapa de processo, Estatística descritiva, Histograma e Boxplot.
 

3º PASSO: ANALISAR - O foco aqui é identificar a causa raiz do problema. Quais as fontes de variação (X) vitais no processo, quais são significativas para os resultados, de forma a reduzir os defeitos. É fundamental identificar as que podem oferecer rápido resultado (Quick Win Opportunities) para acelerar o projeto. Espera-se que oportunidades de melhorias sejam criadas. Utilizar o 5 Porquês é uma abordagem interessante para auxiliar na identificação e validação da causa raiz.
 

4º PASSO: MELHORAR - É a hora de tratar as oportunidades de melhorias identificadas no passo anterior. Chegou o momento de implementar as melhorias! É agora que a equipe vai agir e descobrir se o processo efetivamente foi qualificado. De forma resumida, esse passo consiste em:
Identifique/Crie soluções
Concentre-se nas soluções mais fáceis e simples de serem implementadas
Teste as soluções
Crie um plano de ação (a ferramenta 5W2H pode ser adotada)
Implemente/Implante as melhorias

5º PASSO: CONTROLAR -Feitas as melhorias, é preciso controlar o processo para garantir que elas serão mantidas. Quais as melhorias alcançadas? Como vamos sustentá-las? Quais serão os controles?
Nessa fase também é essencial o engajamento de todos os envolvidos, especialmente do dono do processo.

Na etapa de controle do método DMAIC você precisa basicamente:

Monitorar o plano de ação
Verificar se a meta financeira foi alcançada e será mantida
Estabelecer critérios de controle (check-lists e estatísticas)
Analisar o desempenho geral dos retornos do processo
Buscar a melhoria contínua dos procedimentos
Algumas ferramentas que você pode utilizar nesta etapa do DMAIC são:

OCAP
Cartas de Controle
Poka Yoke
Procedimento Operacional Padrão (POP)
Quer saber mais sobre Lean Six Sigma Fale conosco e siga nossos posts no Facebook.

Enviando Comentário Fechar :/
Desenvolvido por: Fokus - Mídias Digitais
Voltar ao topo