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Isso faz com que as empresas não enxerguem o prejuízo... - Parte II

Isso faz com que as empresas não enxerguem o prejuízo... - Parte II

Olá!

Nessa postagem vamos dar continuidade ao nosso conteúdo sobre o uso correto das Ferramentas da qualidade dando ênfase a ferramenta ISHIKAWUA pois como vimos no post: Isso faz com que as empresas não enxerguem o prejuízo que estão tomando... Sem uma tratativa adequada, a empresa gasta muito dinheiro atuando sobre as causas erradas.

As ferramentas da qualidade são essenciais para que o profissional, o empresário consiga avaliar os pontos fortes e os que precisam ser melhorados dentro do seu negócio. Elas podem trazer uma série de benefícios, como, por exemplo, a eliminação de gastos desnecessários, redução de custos, melhoria nos processos...

Antes de usar qualquer ferramenta, é fundamental se fazer um Diagnóstico de qualidade, mas infelizmente não vemos isso acontecer em muitas empresas. Ao analisar as ações corretivas tomadas, vemos que as causas definidas e identificadas em sua grande maioria, são superficiais e sem profundidade, o que permite uma ação sem efetividade causando grandes prejuízos.

O Diagrama de Ishikawa também é conhecido por Diagrama Espinha de Peixe, Diagrama Causa e Efeito ou Diagrama dos 6Ms é uma ferramenta prática e muito utilizada da qualidade que ajuda a levantar a causa-raiz de um problema analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.

Mas como construir um Diagrama de Ishikawa?

Escolha um problema e coloque-o na ponta direita da espinha:

1.    Defina o problema a ser analisado pela equipe;

2.    Desenhe uma seta horizontal que aponte para a direita e faça um quadrado na ponta;

3.    Escreva seu problema central dentro desse quadrado;

4.    Faça traços diagonais no corpo da seta, que serão as categorias das suas causas encontradas;

5.    Realize um brainstorming com sua equipe para definir as possíveis causas. Essa é a parte mais demorada e trabalhosa do método, portanto, é importante focar em seus detalhes para que ela seja bem realizada;

6.    Dentro das categorias definidas pela equipe, insira as causas encontradas;

7.    Você pode enumerá-las de acordo com sua gravidade ou importância. Uma boa ferramenta para ajudar nessa hierarquização é a Matriz de Priorização.

  

Viu como ela é uma ferramenta versátil, de fácil entendimento e visualização, que eleva o nível de compreensão da equipe sobre todos os processos? isso quer dizer que sabendo a causa dessas ocorrências (por meio da aplicação do Diagrama de Ishikawa), basta tomar as ações necessárias para retomar o controle sobre o processo.

Gostou do conteúdo? Clique no link abaixo e saiba como se aperfeiçoar nas ferramentas da qualidade!

https://bit.ly/2J2wVlD

 

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