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Uma terrível falha de comunicação resultou em uma perda financeira de US$ 327,6 milhões de dólares.

Uma terrível falha de comunicação resultou em uma perda financeira de US$ 327,6 milhões de dólares.

INACREDITÁVEL!

Uma terrível falha de comunicação resultou em uma perda financeira de US$ 327,6 milhões de dólares.

Empresas perdem milhares todos os anos por falhas ou erros na comunicação, seja em tempo gasto desnecessariamente, funcionários ou clientes insatisfeitos.

Vai um exemplo clássico ocorrido com a NASA, no projeto da sonda espacial MCO – Mars Climate Orbiter.  (Fonte Cim 8 - Daniela Quintana)

O objetivo da nave era estudar o clima e atmosfera de Marte e devido à uma terrível falha de comunicação entre comandos terrestres e a sonda, esta foi completamente destruída e resultou em uma perda financeira de US$ 327,6 milhões de dólares.

A falha na comunicação ocorreu porque a empresa desenvolvedora do software de controle dos propulsores auxiliares, responsáveis pela rotação da nave, escreveu as ordens de navegação em medidas inglesas – unidade libras-força, a NASA porém, construiu a nave usando o sistema métrico SI – Sistema Internacional de unidades.

Como as organizações não se comunicaram, nenhuma conversão foi feita.

Com comunicações divergentes, a nave entrou na órbita marciana no ângulo errado, a uma altitude de 57 km, quando deveria ser de 150 km. O atrito na atmosfera de marte causou a destruição da nave que foi totalmente queimada.

Sabemos que essa absurda falha custou à NASA milhões de dólares, além de todo trabalho e horas dedicadas por cientistas.

Portanto, a comunicação é parte essencial da experiência humana. Porém ainda é alvo de constantes falhas e ruídos e existem muitos desafios a se enfrentar para se alcançar uma comunicação mais fluida.

Mas o que as empresas podem fazer para se certificar que seus colaboradores estão ouvindo, entendendo e agindo de acordo com a informação recebida?

Segundo Eisenhauer, o primeiro posicionamento é saber que haverá inúmeras e inesperadas barreiras à comunicação. E quanto mais camadas hierárquicas houver, mais profundas serão as dificuldades para se trabalhar e alinhar um ponto de vista.

A chave para evitar estes obstáculos é uma comunicação consistente e adequada a cada ocasião e público. Afinal, uma empresa funciona como uma engrenagem. É preciso que cada peça desempenhe sua função de maneira eficiente, tornando o conjunto mais produtivo e eficaz tanto no atendimento ao cliente quanto na capacidade de gerar maior lucratividade para o negócio. E Tudo isso é possível com a gestão dos processos. Ela gera vantagens competitivas e conduz à excelência operacional. 

A gestão de processos pode ser exatamente o conhecimento que falta para você atingir o patamar desejado. Se esse gerenciamento for utilizado de forma estruturada, a empresa só tem a ganhar em diversos níveis. Por isso, não dá para perder tempo quando o assunto é aplicar técnicas que mudarão para melhor a forma como o seu negócio atua.

Então, se você deseja proporcionar aos seus clientes e funcionários um trabalho de qualidade, garantindo assim uma posição de destaque no mercado, a gestão de processos pode ser o que você procura.

 

 

 

 

 

Fontes: Blogs Tecnoart/ bellunotec /cim8

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