Minha Matricula
Você adicionou , o que deseja fazer agora?
Voltar! Fechar Compra!

Por que razão é tão atrativo investir em África?

Por que razão é tão atrativo investir em África?

Ainda existem muitas dúvidas em relação ao mercado africano.

Anualmente o PIB cresce de forma considerável, o investimento interno é elevado e preparam-se para abraçar novas parcerias e novos mercados. 


Então, viaje conosco neste continente tão promissor: 

 

65% da população do continente africano é jovem.

A idade média do continente africano é de 18 anos, 14 anos mais nova do que qualquer outro continente. Se mantiver assim, África terá uma das maiores taxas de natalidade de sempre. 


Educação e ensino

O investimento na educação tem estado na linha da frente da agenda da cooperação internacional para o desenvolvimento. 
Esta aposta tem refletido a crença de que a educação promove o crescimento econômico, contribui para a redução da pobreza e que existem ganhos privados para si próprio, compensam o investimento realizado na educação e que este investimento é fundamental para ganhos sociais. 

 

Por que razão é tão atrativo investir em África?

 

Estabilidade política

Na última década assistimos a uma estabilidade política em grande parte dos países africanos, o que tem proporcionado um investimento estrangeiro com maior segurança.

Estabilidade financeira

De modo a potencializar o catalisador da criação e desenvolvimento de novos mercados e negócio, em 2018 foi criada uma Área de Livre Comércio Continental Africana (ZCLCA), entrando em vigor a dia 1 janeiro 2021.  
Foi criada pelo Acordo de Livre Comércio Continental Africano com o objetivo criar, de forma faseada, a maior zona de livre comércio do mundo, unindo 55 economias africanas, com um PIB combinado de USD 3,4 mil milhões e um mercado avaliado em 1,2 mil milhões de consumidores. 
Foram também criadas novas ferramentas "Pacto de Financiamento para o Desenvolvimento dos Países Lusófonos em África" envolvendo o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) que tem como objetivo acelerar o crescimento do setor privado nestes mercados a partir de instrumentos financeiros disponibilizados pela instituição bancária africana, pelo Estado português e por outros parceiros dos 6 países lusófonos - dão aos investidores e credores mais confiança para entrar nestes mercados lusófonos. 

 

Por que razão é tão atrativo investir em África?
 
 

Agora você deve estar pensando: "Qual será o calcanhar de aquiles deste continente?"


Claro que existe. 

 
Vejamos: 


Falta energética


A falta de energia, renovável e não renovável, para a agricultura, medicina, educação e economia, continua a ser uma grande barreira no crescimento e prosperidade do continente africano.  
A Comissão Econômica das Nações Africanas informa que quase 600 milhões de africanos (cerca de metade da população) não têm acesso à eletricidade sendo que 110 milhões vivem em áreas urbanas, próximos das redes elétricas.

 
Dificuldade nos acessos

Apesar de ser um dos grandes investimentos no continente africano, a rede de estradas e acessos continuam a ser um dos pontos menos positivos da região. O fato de ter estradas sem qualidade faz com que os custos de transporte aumentem e os tempos de entrega sejam mais longos. A taxa de acesso às estradas em África é de 34% em comparação com os 50% de outros países menos desenvolvidos. 

 

Por que razão é tão atrativo investir em África? 

 

Falta de mão de obra qualificada

Como já indicamos anteriormente, atualmente existe um investimento bastante elevado no setor da educação e ensino, contudo o caminho é longo. Desse modo é uma dificuldade que se vai manter durante alguns anos.  


Água potável e saneamento

Ainda existem muitos países africanos com dificuldade no acesso a água potável e saneamento. Dois terços da população da África Subsaariana dependem ainda de águas de superfície, ou seja, de lagos e rios, frequentemente poluída e muitas vezes contaminada. Nesta mesma região, 1 em cada 4 habitantes não tem acesso a saneamento básico.  
Existe um plano até 2030 para desenvolver métodos para que grande parte do continente africano possa ter acessos básicos, contudo é um plano bastante ambicioso, pois estamos a falar de uma região com 1.34 biliões de habitantes.  

 

Por que razão é tão atrativo investir em África?

 

Sendo assim, será que existe potencial na sua empresa para poder contribuir no crescimento africano?

  
Pela informação indicada, sabemos que há um caminho para percorrer e mercados a serem explorados.

 
O Grupo Oporto Forte pode ajudá-lo a trilhar este caminho com êxito! 
 


Agende uma reunião com os nossos consultores em: 
comercial@oportoforte.com.br

 

Fontes:

www.ey.com/en

www.ccip.pt/pt

expressodasilhas.cv

https://www.researchgate.net

https://www.globalcitizen.org/

  • Compartilhe em sua rede social:
Enviando Comentário Fechar :/
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
1