Minha Matricula
Você adicionou , o que deseja fazer agora?
Voltar! Fechar Compra!

Oporto Forte - Grupo

O que realmente significa Análise Crítica?

O que realmente significa Análise Crítica?


Muito se fala em Analisar Criticamente, e eu acho que isso é realmente muito importante. Por isso nós nos esforçamos para coletar dados, observar fatos e levar tudo em consideração: indicadores, faturamento, metas, retrabalho, desperdícios, produtividade, etc, etc.

Na nossa vida particular é igualzinho! “Fechamos o caixa” no fim do mês e procuramos formas de investir o que sobrou ou tapar os buracos que deixaram a conta no vermelho. Conferimos as notas das crianças, marcamos compromissos pessoais, fiscalizamos a casa em busca de bagunça ou de consertos por fazer e preenchemos nossa agenda do jeito que dá.

Infelizmente, nós nem sempre realizamos uma verdadeira Análise Crítica sobre as informações que coletamos. Nós só pegamos os dados e transformamos em algo que possamos entender:

A soma de todas as contas da casa significa que estamos gastando demais!
O total de material desperdiçado poderia gerar x unidades de produtos!
As notas indicam que o Joãozinho está indo mal na escola!
Não tenho tempo para praticar exercícios físicos.
Faz 6 meses que não vejo meus pais…
E aí, depois disso, o que fazemos? Nada… ficamos passivos diante das constatações e vamos dormir, fazer aquele relatório atrasado, assistir TV ou tomar um café na cozinha do escritório. Isso não é Análise Crítica! Sendo bem generoso, a gente poderia até chamar de reflexão, mas nem dessa forma dá para chamar! Analisar criticamente é entender uma situação e tomar uma ação! Fazer algo em relação ao que foi constatado.

Conforme Wikipédia, Análise crítica, trata-se de um estudo (uma avaliação) geral de um determinado setor, projeto, produto, serviço, processo ou informação com relação a requisitos pré-estabelecidos, tendo como objetivo a identificação de problemas, visando a solução dos mesmos.

Você pode até decidir não fazer nada, não atuar sobre um problema, mas isso tem de ser uma decisão de verdade! Com motivos reais e justificáveis, e que sejam parte da sua estratégia. Você pode decidir correr determinado risco ou adiar aquele passeio em família, mas isso tem de ser uma decisão sua, e não algo que aconteceu com você!

Tudo bem que algumas pessoas vivam uma vida de “deixa a vida me levar, vida leva eu…”, mas analisar algo criticamente tem mais a ver com saber onde se quer chegar com base na análise das informações que se tem até agora.

Analisar é decidir e executar!

 

 

Fonte: Blog da Qualidade

Enviando Comentário Fechar :/
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
1
Desenvolvido por: Fokus - Mídias Digitais
Voltar ao topo