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Liderança na era digital

Liderança na era digital

6 SOLUÇÕES PARA GRANDES DESAFIOS DIGITAIS

Segundo o especialista Dr. Amit Mukherjee |CrossKnowledge

 

A liderança está mudando drasticamente o mundo digital e o mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) desafiandos os velhos modelos mentais.

Como é possível acompanhar esse ritmo? Não faltam conselhos sobre como conduzir um projeto de transformação digital. Porém, o estrategista de negócios Amir Mukherjee vai além ao explorar como a absorção das tecnologias digitais está potencializando essa transformação.

Os líderes precisam gerir um ambiente que está em intenso movimento, que tem uma imensa diversidade e que conta com uma economia do conhecimento em constante modificação.

Para se manter à frente, as estratégias de liderança precisam se adaptar.

Este artigo explora os principais desafios que os líderes enfrentam no mundo digital e mostra dicas práticas sobre como enfrentá-los de cabeça erguida.

 

Liderança na era digital

 

1. A FALÁCIA DO PENSAMENTO FOCADO EM DISRUPÇÃO

Disrupção e transformação não são sinônimos.

As palavras são relevantes, então devemos escolhê-las cuidadosamente ao descrever inovações digitais.

As tecnologias digitais não geram disrupção.

A disrupção assinala uma batalha existencial de sobrevivência por mercados já existentes, ao passo que a transformação sugere possibilidades que estariam além das preocupações atuais.

Vejamos o exemplo da Netflix. 

A plataforma revolucionou a seleção de filmes on demand com o seu vasto catálogo online e o seu sistema de recomendações. 

A indústria física tradicional de aluguelde vídeos, incluindo a Blockbuster, cujas ações eram negociadas NYSE, faliu. Não se pode ser mais disruptivo do que isso!

 

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2. SEJA UM LÍDER CULTURALMENTE NEUTRO

As tecnologias digitais atravessam regiões e fronteiras. Quando a IBM precisou levar as suas capacidades e recursos para todo o mundo, desenvolveu propriedade intelectual à escala global. Simples assim.

As empresas estão confiando cada vez mais numa força de trabalho global, portanto precisam adaptar os seus estilos de liderança para serem mais inclusivos e fazer com que os colaboradores de outros lugares do mundo não se sintam excluídos.

Amit Mukherjee destaca os benefícios, que se aplicam igualmente a empresas, líderes e colaboradores de desenvolver o que ele chama de "líderes culturalmente neutros".

Para serem culturalmente neutros, os líderes precisam prestar atenção se a sua abordagem faz sentido para pessoas de todos os países e culturas. Afinal, não se pode simplesmente recortar e colar uma cultura empresarial de um país para outro e de uma cultura para outra; os líderes precisam se focar em resultados, e não em comportamentos.

Por exemplo, no Ocidente, as decisões são tradicionalmente tomadas por pessoas para mostrar a sua resolução e determinação porque são atributos culturais respeitados.

Já nas culturas asiáticas, as pessoas tendem a colocar ênfase nas decisões grupais nas quais cada pessoa faz a sua contribuição porque o intercâmbio de ideias é muito valorizado.

A chave é ouvir os colegas de diferentes culturas e diferentes históricos.

Aprenda a ver o mundo da forma que eles o veem.

Ver não significa necessariamente concordar, mas pode levar a um melhor entendimento e a equipes mais efetivas e dedicadas que não venham a perder produtividade por causa de choques culturais.

 

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3. AGILIDADE NÃO É O SUFICIENTE

Agilidade: a palavra da moda nos negócios. Está na boca de cada CEO, e os consultores estão sempre prometendo tornar as empresas ágeis. Porém, até que ponto isso é importante na era digital, quando a carga de trabalho é distribuída e cada vez mais baseada em pensamentos?

A agilidade não é a solução para tudo. Na verdade, pode gerar problemas.

A história do smartphone Galaxy Note 7, que literalmente pegou fogo, mostra como é perigoso correr atrás da agilidade a qualquer custo.

A agilidade no mundo digital, dá a ideia que todos estão desesperados para serem os primeiros a chegar ao mercado. As equipes empresariais muitas vezes trabalham noite e dia para conseguirem que o seu produto chegue ao mercado antes do resto.

A agilidade só é uma solução se o custo de reparar os erros for mínimo!

Os líderes de hoje devem desafiar a sabedoria convencional e aprender a questionar o que acontece se os testes não funcionarem como planejado. Se as coisas correrem mal, como é possível consertá-las num prazo adequado?

Dar um passo atrás para acertar o que for necessário é melhor do que avançar para o fracasso. Pense nisso!

 

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4. SER PIONEIRO NÃO GARANTE O SUCESSO

No mundo digital, parece que todos estão desesperados para serem os primeiros a chegar ao mercado.

As equipes empresariais muitas vezes trabalham noite e dia para conseguirem que o seu produto chegue ao mercado antes do resto.

Os investidores de capital de risco dizem que fazer isso é essencial para o sucesso. Mas será que essa é realmente a única forma? Resposta curta: não!

Os líderes devem compreender que ser pioneiro não garantirá o sucesso, e algumas vezes nem sequer é o objetivo da empresa chegar lá primeiro se não puder acertar no que faz.

Amit Mukherjee explica que chegar primeiro ao mercado é uma verdadeira vantagem competitiva, mas também ilustra porque, algumas vezes, fica evidente que não é uma boa ideia e poderia inclusive levar ao fracasso. Basta olhar para alguns concorrentes de peso.

Quando a Apple lançou pela última vez um produto verdadeiramente inovador? A Google foi a primeira a chegar ao mercado? Não, a Yahoo! veio primeiro.

A chave é confiar em dados, e não em teorias.

Você tem um mercado de tamanho fixo e precisa de muita escala? Não? Então não precisa de ser o primeiro a liderar. Às vezes, o produto é suficientemente bom para fazer a diferença, independentemente de ser o primeiro, segundo terceiro...

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5. FOMENTAR A CRIATIVIDADE NUM MUNDO ORIENTADO PARA OS PENSAMENTOS

O trabalho na era pré-digital era principalmente de força muscular. Porém, atualmente, com as tecnologias digitais, o trabalho é predominantemente orientado pelo pensamento.

Todos somos responsáveis pelo esforço realizado e pelo resultado criativo obtido.

Os líderes precisam abraçar a criatividade e alavancar o potencial criativo da organização. Como? Pare de dizer às pessoas o que fazer e comece a perguntar o que pensam e por que pensam dessa forma para inspirá-las a contribuir.

Certamente quer que os seus colaboradores façam o que você está sendo pago para fazer, mas e se isso ocorrer à custa de novas ideias ou mesmo da retenção de talentos?

Estimule a criatividade deles e todos sairão ganhando. Entretanto, a mudança precisa começar por você. Como pode inspirar criatividade? Pense como promover debates e incentivar os colegas a desafiar a norma fazendo você mesmo.

 

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6. AS METAS SMART AINDA SÃO RELEVANTES NO MUNDO DIGITAL?

As metas SMART são muito conhecidas entre os gestores porque são Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Pontuais. Porém, ainda são relevantes hoje em dia?

Certamente podem trazer problemas.

Tarefas fáceis e satisfatórias podem fazer com que as pessoas funcionem em piloto automático.

Tecnologias digitais, por outro lado, permitem que pessoas inteligentes se envolvam no trabalho não planejado, sem medições e sem rastreamento com pessoas em outras partes do mundo.

Quer um exemplo?

Basta olhar para a comunidade de Open Source, que valoriza mais a verdadeira experiência do que a autoridade centralizada e detalhadas listas de tarefas.

Esta foge das metas SMART, pois podem restringir o trabalho e impedir o progresso.

Precisamos de repensar as metas SMART, enfatizando o desenvolvimento de colaboradores mais inteligentes numa economia orientada pelo pensar.

Essa cultura paternalista do tipo "O chefe sabe mais" já não funciona. Encaremos os fatos: os gestores asseguram que os colaboradores façam o seu trabalho, mas os líderes inspiram esforços irrestritos. Então, ser SMART não o torna um bom líder, no fim das contas.

 

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Resumindo...

Líderes que não se adaptam têm maior probabilidade de falhar. Mas os líderes espertos reconhecem a necessidade de acompanhar os ambientes em constante mudança. Adotam estratégias simples, mas não simplistas e aceitam as verdades mais ousadas para melhorar a sua liderança.

Não seguem cegamente as últimas tendências; e em vez disso, usam a criatividade e a consciência cultural para construir equipes inclusivas e descobrir o que funciona melhor para as suas empresas.

A transformação digital está revolucionando mercado de trabalho.

Amit Mukherjee convida você a se preparar para as mudanças que essa revolução traz. Reconhecendo os desafios de um mundo digital, VUCA e global, aprender a construir relações mutuamente benéficas e aproveitar o poder de um local de trabalho orientado pelo pensar fará com que você e a sua empresa tenham uma boa saúde - e abram o caminho para um futuro bem sucedido e sustentável. Baseie-se na abordagem de Amit Mukherjee para se tornar um melhor líder no mundo digital.

Sobre o Especialista – Dr.  AMIT MUKHERJEE

O Dr. Amit Mukherjee é um educador, pesquisador de negócios, consultor estratégico e autor. A sua carreira prestigiada incluiu o seu trabalho no âmbito acadêmico como membro da IMD Business School, Hult International Business School, Babson College e INSEAD. Também trabalhou como Diretor Executivo de Tecnologia e Estratégia numa empresa de tecnologia listada na NASDAQ. Como consultor, assessorou altos executivos de empresas globais, projetando e aplicando mais de 100 programas executivos. Além do seu aclamado livro "A Estratégia da Teia de Aranha", os seus textos já apareceram nas revistas Sloan Management Review, Harvard Business Review, Forbes, SHRM, Leader to Leader e Chief Learning Officer, assim como no jornal acadêmico Management Science.

 

Fonte: CrossKnowledge

 

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