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Lean Six Sigma na crise e no crescimento

Lean Six Sigma na crise e no crescimento

Green Belts são profissionais incrivelmente proativos, criativos e automotivados.  Eles estão sempre buscando oportunidades de melhoria.

Veja como alguns profissionais estão ajudando durante a crise com soluções simples e eficazes para solucionar os problemas causados pela COVID-19.

Em um hospital nos EUA, um fluxo de chamadas começou a chegar à enfermaria de controle de infecções. Logo foi traçado um plano enxuto:

·         Fizeram a coleta de dados significativos sobre o volume de chamadas;

·         Identificaram as necessidades;

·         Traçaram um plano de controle de pandemia para fornecer a resposta mais eficiente e eficaz. 

·         Criaram um centro de comando onde uma equipe maior de especialistas trabalhava em um ambiente de resposta rápida. 

A equipe foi rapidamente montada por enfermeiros administrativos. O chefe de controle de infecção ficou responsável por liderar e preparar a equipe sobre as respostas adequadas, compostas diariamente pelo centro de comando e pelas autoridades do departamento de saúde local.

Os resultados do centro incluem perguntas e respostas e triagem de pacientes, comunicação da empresa com as equipes de campo, comunicação com o Departamento de Saúde, rastreamento de pacientes positivos e negativos, agendamento de reuniões oportunas com a liderança, mapeamento de novos processos e evolução do trabalho padrão para melhoria contínua.

Uma outra empresa no México focou em reduzir o desperdício de tempo.

Os profissionais perceberam que desperdiçava no trânsito de 1 a 2h para chegar nas reuniões marcadas com os clientes. Havia um desperdício de tempo em suas horas diárias. E esse desperdício cria uma restrição à capacidade disponível, pois estavam perdendo um tempo valioso que poderia ser gasto em projetos e atividades de valor agregado.

Constataram que 25% das reuniões podem ser feitas de forma on-line. Após essa constatação, fizeram as seguintes implementações:

·         Adquiriram os principais indicadores de processo (KPIs) para os resíduos de movimentação e transporte. 

·         Implantaram uma política de controle remoto, assim o profissional pode tomar uma decisão acerca de onde trabalhar e como gastar menos tempo no trânsito.

·         Estabeleceram tipos e prioridades de reunião para que possam determinar se será presencial ou on-line.

Neste momento de pandemia, é fato que não há problemas com Desperdício de Deslocamento, mas quando retornarem as suas operações normais, esperam ver uma redução de Deslocamento de 20%.

Olha o que disse o gerente de projetos da empresa: “Este ganho me ajudou a apresentar o Lean Six Sigma e o conceito de identificação de resíduos com minha equipe...”

Saiba que você também pode criar soluções para o ambiente de negócios desafiador e em mudança que enfrentamos hoje.

A satisfação dos clientes, o alcance dos resultados financeiros e operacionais, a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços estão na pauta das empresas que querem sobreviver à competitividade do mercado, principalmente neste cenário de pandemia que a escassez de recursos não permitirá desperdícios.

Então aproveite o tempo livre e desenvolva novas habilidades. Decisões certas não podem esperar.

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Fonte: Lean.org/ Goleansixsigma

 

 

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