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Dica 06 - Facilite a vida dos alunos

Dica 06 - Facilite a vida dos alunos

 

Não subestime obstáculos e faça tudo que puder para facilitar a experiência do aluno – uma única plataforma, acesso com um clique etc.

 

A Amazon.com, site de E-Commerce mundialmente conhecido, constatou que um aumento de um décimo de segundo na velocidade de carregamento da página gerava um aumento de 1% na faturação. O Yahoo observou um aumento de 9% no tráfego para cada quatro décimos de segundo ganhos no acesso. A velocidade do portal, dos vídeos e do conteúdo tem naturalmente um impacto sobre a qualidade da experiência do utilizador. É, portanto, vital que a infraestrutura do seu LMS seja rápida e eficiente, independente da localização do utilizador no mundo. Conteúdos de E-learning localizados na nuvem e otimização automática de objetos multimédia de acordo com a velocidade de internet do utilizador são imprescindíveis.

 A estrutura de TI não é o único elemento chave para proporcionar uma experiência de aprendizagem intuitiva e fácil; aqui estão alguns outros aspectos de que não se deve esquecer:

 

  • O número de cliques que o aluno precisa dar para chegar ao conteúdo: Em cada clique extra estamos a arriscar perder uma percentagem do tráfego. Se a maior parte do E-Learning que você oferece é acessível em mais de três cliques, provavelmente precisa fazer algumas melhorias: pergunte a si mesmo se cada passo é realmente indispensável para o aluno.
     
  • Logins: se acredita que os logins não representam um problema para que as pessoas se inscrevam nos cursos on-line, pense novamente! 50% dos alunos desistem na página de login, mesmo quando há um link com a senha. Para evitar isso, pense em implementar um sistema de SSO (single sign-on). Pense também na mobilidade dos seus utlizadores, uma vez que o sistema tenha sido implementado: se o seu SSO funciona apenas no escritório, vai perder todo o tempo que o aluno poderia utilizar para formação em casa, nos transportes públicos, em salas de espera etc.
     
  • Duração do Curso: um programa de e-learning dura, em média, de 10 a 30 horas. Para que possa ser concluído dentro de um prazo razoável, o aluno precisa conseguir reservar o tempo necessário, seja no trabalho ou em casa. Escritórios com espaço aberto não são adequados para o efeito (devido às interações com colegas, telefonemas, distrações etc.).  A solução ideal é disponibilizar salas dedicadas à atividade, com fones de ouvido e microfones – e por que não horários específicos? O trabalho remoto também pode possibilitar que os alunos se formem em casa, desde que o LMS seja acessível em modo SaaS (Software as a Service).
     

Cotidiano dos alunos

Por último, mas não menos importante, é interessante chegar aos formandos onde eles estiverem no seu local de trabalho. As equipes dos departamentos de formação dedicam muito tempo e energia para levar os formandos a um portal de aprendizagem que acaba por se tornar apenas em mais uma ferramenta ou serviço virtual que eles visitam ocasionalmente. Hoje em dia é possível integrar as plataformas de LMS a intranets (ex: Sharepoint) e redes sociais corporativas (ex: Yammer), de forma que a formação vá até os alunos – e não o contrário – e se torne parte da sua vida cotidiana. A ideia é de que os alunos se concentrem na formação, e não em resolver problemas técnicos ou outros obstáculos que podem surgir entre eles e o desenvolvimento de suas competências.

 

Fonte: Crossknowledge

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