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6 Dicas para ter o seu Learning Management System (LMS) mais orientado para o Aluno

6 Dicas para ter o seu Learning Management System (LMS) mais orientado para o Aluno

Chegou o dia que tanto esperava, tem um Learning Management System (LMS) e pode começar a desenvolver cursos on-line para todos os colaboradores de forma rápida e flexível. Mas que perguntas precisam de ser feitas para garantir que a iniciativa permaneça sempre voltada para o aluno e para que tenha o retorno do investimento?

É essencial ter os seguintes pontos em mente:

1. Apresentar a Plataforma de forma eficaz e priorizar a experiência de aprendizagem (UX);

2. Definir indicadores de desempenho orientados para o aluno;

3. Oferecer uma variedade suficientemente ampla de conteúdo e cursos e relacioná-los com as necessidades corporativas;

4. Promover a sua plataforma concentrando-se nos benefícios em vez das modalidades;

5. Capacitar e dar apoio à equipe de RH e aos Gestores

6. Facilitar a vida dos alunos e não subestimar obstáculos

Dica 1 - Apresentar a Plataforma e Priorizar a experiência de aprendizagem (UX);

Um LMS é frequentemente escolhido pela forte gama de funcionalidades, sua compatibilidade com o sistema e capacidade de automatizar ou, no mínimo, por facilitar os aspectos administrativos do sistema de Formação e Desenvolvimento. Esses critérios estão claramente longe de serem irrelevantes, mas nunca devem ser priorizados acima da experiência de aprendizagem. A experiência deve ser agradável, fácil e motivadora, se não quiser ver as taxas de acesso e de conclusão dos cursos caírem drasticamente em apenas alguns meses após o lançamento.

Como em todas as soluções de software, ter todas as partes interessadas a bordo é essencial para o sucesso. Por “partes interessadas”, queremos dizer não só os Gestores de Formação, de RH, de TI etc., mas também outros membros da equipe cujo envolvimento é valioso, pois é sempre positivo considerar a opinião das pessoas que vivenciam a experiência de aprendizagem oferecida por diferentes soluções.

Sendo assim, como é possível envolver suas equipes e facilitar o processo de adoção de um novo LMS? Apresente as soluções de uma forma original. As soluções de LMS podem ser apresentadas de várias formas diferentes. Você pode desenvolver Workshops, webinars (muito úteis se as equipes estão localizadas em lugares diferentes), vídeos que apresentem as plataformas, ou apresentações mais tradicionais em PowerPoint. Incentive a participação das pessoas na discussão sobre a plataforma, sobre a UX e sobre a melhor forma de rentabilizá-la. Uma das formas mais eficazes é usar as redes sociais corporativas. Comentários, “likes” e partilhas são interações sociais úteis para avaliar a opinião das pessoas sobre uma plataforma de LMS. Podem fazer também avaliações mais formais através de questionários. É uma boa forma de envolver os membros da equipe na criação de uma a solução mais vantajosa para todos.

 

Fique atento às próximas dicas!

 

Fonte: Crossknowledge

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